A primeira guitarra elétrica foi inventada pelo irriquieto Beauchamp e seu sócio, Adolph Rickenbacker, em 1931. Mas a grande consagração da empresa de Rickenbacker - com os Beatles usando seus instrumentos nos anos 60.
Foi em 1935 que uma das melhores marcas de guitarras do mundo lançou seu primeiro medelo, a Gibson modelo ES-150,uma guitarra que tinha praticamente a mesma concepção das que são produzidas atualmente. Charlie Christian o primeiro músico a se utilizar a Gibson.
A guitarra Fender Stratocaster foi usada por um dos guitarristas mais conhecidos do mundo, o Jimi Hendrix. Apesar de ser canhoto, Jimi usava o modelo comum, para destros, invertido a posição das cordas e do capotraste.
No ínicio dos anos 70, vários grupos tomaram um estilo muito pesado chamado hard rock como o rumo a ser seguido, produzindo uma leva de esmerados guitarristas como Richie Blackmore (Deep Purple, Rainbow e Blackmore´s Night), Tony Iommi (Black Sabath), Mick Box (Uriah Heep), Martin Barre (Jethro Tull), Angus Young (AC/DC), Jimi Page (Led Zeppelin), Pete Townshend (The Who), Slash (Guns`n`Roses), Keith Richards (Stones), Jeff Beck (Yardbirds, Jeff Beck Group), Brian May (Queen) passando pelo latino Carlos Santana (Santana), pelos progressivos Steve Howe (Yes) e David Gilmour (Pink Floyd) e também pelos bluseiros como Steve Ray Vaughan, o bom e velho B. B. King , o albino Johnny Winter e não esquecendo é claro do super Eric Clapton (Yardbirds, Cream, Derek and Dominos). Porém na minha opinião o melhor guitarrista é o Blackmore.
Nenhum comentário:
Postar um comentário